top of page

CRIMINALISTA?

QUEM É O ADVOGADO CRIMINALISTA E QUAIS SÃO OS DESAFIOS?

A área Penal é uma das mais dinâmicas do Direito e uma das principais profissões do ramo é a do criminalista. Este é um profissional de grande relevância social, visto que atua na proteção de direitos fundamentais do ser humano, como a liberdade individual e o direito de ir e vir.

O Advogado criminalista (ou penalista) não atua apenas no escritório ou no tribunal, mas também acompanha todo o processo, desde a delegacia até a fase de execução da pena, quando há. Dentre as principais funções, além da orientação ao cliente no decorrer de todo o processo, podemos destacar: requerimento de habeas corpus, pedido de relaxamento ou revogação de prisão, defesa em ação penal e inquérito policial, pedido de liberdade provisória, entrada de recursos, revisão criminal, pedido de instauração de queixa de crime etc.

Entre os principais desafios enfrentados, estão os abusos de ilegalidade, como o impedimento do acesso irrestrito ao cliente. Em teoria, todos são iguais perante a lei, mas, na prática, até mesmo a situação econômica do cliente altera a forma como ele é tratado e até mesmo julgado perante a justiça no Brasil.

Outra questão desafiadora para quem escolhe a profissão é a má impressão que grande parte da população tem em relação ao advogado criminalista. Especialmente em casos de grande notoriedade na mídia, o advogado de defesa acaba sendo confundido com o acusado. Vale lembrar que todo cidadão tem direito de defesa e, diante dessas situações, não cabe ao advogado julgar, mas defender os direitos do cliente.

No que diz respeito à ética profissional, o bom advogado criminalista deve ser, ao mesmo tempo, combativo e respeitoso, mantendo o foco em seu cliente, mas sem adotar uma postura hostil ou agressiva. Isso também contribui para transformar a imagem deste profissional aos olhos da sociedade, para que seja visto com mais respeito.

Diante disso, pode se afirmar que ser um criminalista é estar disposto a enfrentar as mais diversas realidades, sobretudo a de colocar-se sob julgamento juntamente com o cliente e também, ser condenado por toda sociedade, antes mesmo da sentença judicial.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • whatsapp
bottom of page